quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oficina de Teatro Ribalta Sertaneja


OFICINA DE TEATRO
RIBALTA SERTANEJA
“O Ator Criador Popular e o Teatro de Grupo no Interior Baiano”
Edital 32/2008 - Formação e Qualificação Artística
 FUNCEB – Fundo de Cultura – Governo do Estado da Bahia
Cidades Contempladas – Seabra – BA/ Euclides da Cunha-BA e Vitória da Conquista-BA

A Fundação Cultural do Estado da Bahia apresenta  nos meses de dezembro e janeiro próximos, a Oficina de Teatro “RIBALTA SERTANEJA – O Ator Criador Popular e o Teatro de Grupo do Interior Baiano” que será realizada através de recursos do FCBA (Fundo de Cultura do Estado da Bahia).
O “Ribalta” será realizado em três distintas cidades baianas onde o foco principal será oferecer um trabalho de formação, ao longo de 10 dias, para artistas locias, integrantes de Grupos e Coletivos de Trabalho Artísticos.
O Projeto tem como fundamento motor o desenvolvimento de uma ação pedagógica que contemple e potencialize duas propriedades tão caras ao teatro praticado em municípios do interior baiano: a afinidade com conteúdos referentes à prática do Teatro de Grupo; e o desenvolvimento de técnicas de interpretação teatral que possibilitem instrumentalizar o atuante criador dos grupos para lidar com matrizes de tradições de sua cultura popular.
Fiquem atentos para as datas de realização do Projeto:
Euclides da Cunha – BA – De 13 a 21 de Dezembro de 2010 – Das 18 às 22 horas no Centro Comunitário de Euclides da Cunha. São 25 vagas!
Seabra – BA – De 13 a 21 de Dezembro de 2010 – Das 18 às 22 horas no CES (Centro Educacional de Seabra). São 25 vagas!
Vitória da Conquista – De 04 a 12 de Janeiro de 2011 – Horário e Locais ainda a serem definidos, em Conquista serão duas turmas simultâneas, totalizando 50 vagas para a Oficina. Divulgaremos maiores informações sobre a oficina em Conquista em breve!
Público-Alvo: Atores e Artistas membros de Grupos de Teatro locais.
Faixa-etária:  A partir de 16 anos
Ficha Técnica:
Coordenação Geral:
Roberto de Abreu – Ator, Diretor e Professor de Teatro. É Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Doutorando do PPGAC – UFBA, Professor da UESB -Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e membro-fundador do Grupo de Teatro Finos Trapos – BA.
Professores/ Monitores:
Daisy Andrade – Atriz, Produtora e Professora de Teatro. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, aluna –especial do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) e membro-fundadora do Grupo de Teatro Finos Trapos – BA.
Polis Nunes – Atriz, Professora de Teatro e Produtora. Licenciada em Artes Cênicas pela UFBA, graduanda em Comunicação – Produção em Comunicação e Cultura (UFBA), membro-fundadora do Grupo de Teatro Finos Trapos – BA.
Shirley Ferreira – Atriz, Arte-Educadora e Produtora Cultural. Tem experiências em Teatro de Grupo, tendo atuado em distintas Companhias de Teatro em Vitória da Conquista. Atualmente é membro do Grupo de Teatro Finos Trapos e atriz do Grupo de Teatro do Espaço Atuar em Vitória da Conquista.
Aroldo Fernandes – Dançarino e Performer. Licenciado e Bacharel em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), Membro do HIS Contemporâneo de Dança e Professor da Escola de Dança da UFBA.
Produtores Parceiros:
Alfredo de Lima Silva Júnior – Radialista, produtor, ator, diretor do Grupo de Teatro Farinha Seca em Euclides da Cunha – Bahia.
Maria Aparecida Alves Sousa – Produtora, atriz, professora de teatro e diretora. Fundadora do Grupo de Teatro Pedro Madalena em Seabra – Bahia.
Programação Visual:
Matheus Souto Xavier
Realização:
Fundação Cultural do Estado da Bahia

Fundo de Cultura
Governo do Estado da Bahia

2 comentários: